terça-feira, 27 de julho de 2010



Todo mundo fala de amor. As pessoas amam plantas, cachorros, vizinhos, sorvete, objetos, pessoas. O que era pra ser amor se tornou uma palavra. O que era pra ser um sentimento se tornou uma coisa. Uma simples coisa. Como podem fazer isso com o amor? Me explica. Olha pra mim e me explica. Mas me olha mesmo, não com aquelas palavras soltas, eu gosto de olho no olho.

Estou desconfiada. Entro na loja e a vendedora que acabou de me conhecer vem me atender sorrindo "oi, amada". Não quero que uma pessoa que acabou de me conhecer me olhe e diga "amada, essa calça ficou linda em você". Desculpe, é que tenho profundo respeito pelas palavras. Elas pra mim são algo sagrado. Nunca na minha vida disse "eu te amo" sem sentir. Quem eu amo, amo. Ponto. Pra quem a gente não ama existe tantas outras coisas que podemos falar, "gosto tanto de você", "gosto de você", "você é especial para mim".

É logico que a gente se engana, alguns sentimentos atravessam na nossa frente e achamos que é amor. Mas na hora do sentimento ser posto a prova é que percebemos que não era nada daquilo. Muitas emoções podem ser lindas - e são - sem chegar nem no dedinho do pé do amor. Tudo bem, sentir é tão bom, mas o amor vai além. Você entende? Só quem sente entende. Eu te amo não é, com lincença, por favor, obrigado. Não é palavra mágica. Tem que vir do coração.

Amor pra mim é aquela vontade de ficar com o outro até o mundo acabar. Tem um quê de desespero, pois a gente tem medo da perda. Tem um quê de descontrole, pois ninguém tem controle de um sentimento tão puro como esse. Tem um quê de coragem, porque a gente passa por cima de muita coisa. Tem um quê de paciência. Tem um quê de cumplicidade. Tem um quê de segredo. Tem uma pitada de muitas coisas. Amar é abrir os braços e ir - sem saber o que existe mais adiante.

Tem muito casal que se conheceu hoje e amanhã já estão se amando. Tem muito amigo que se conheceu ontem e hoje já está distribuindo eu te amo's pra todo lado, a todo instante. Pra amar, tem que conhecer. Pra amar, tem que perceber. Pra amar, tem que doer um pouco. Porque dói, é uma descoberta, é uma mudança, é um se ver no outro, é um ver o outro exatemente como ele é - e ainda assim amar. Tem gente que ama torta de chocolate. Outra vez o amor na boca. Espera. Guarda o amor pra outra ocasião. Guarda o amor pra quando for sentimento. Guarda o amor pra quando for de verdade. O mundo hoje tá assim: todo mundo diz que ama alguma coisa sem ao menos saber o que significa a palavra AMOR.     

terça-feira, 13 de julho de 2010



 
"Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim."

Caio Fernando Abreu

segunda-feira, 12 de julho de 2010



Os pensamentos giram, giram e não chegam a lugar nenhum. Parece que o mundo não é suficiente para eles. A rotina não os deixam mais descansar, ou não deixavam, porque agora estão entrando de férias. Férias tão merecidas, depois de uma fase tão conturbada, precisam sim. Depois de tantas chateações, tantas cobranças, falta de tempo, depois de tantos imediatismos. Agora tem menos de um mês para se reorganizarem. Espero que dê tempo!