quinta-feira, 6 de março de 2014

enquanto isso...

Uma criança me chamou a atenção. Dentro do balde que usava para por a água que limpava os carros tinha uma bebida alcoólica. De vez em quando ele ia lá e dava um gole. Limpava mais carros, voltava lá e dava um gole. Parecia que aquela era a única maneira que ele tinha de fugir da realidade naquele momento. Assim ele não sentia tanto o desprezo das outras pessoas, o esquecimento, o não poder tanta coisa.

Aquele menino aparentava ter uns doze anos, baixo, desnutrido e com um olhar que parecia não sonhar mais. Passava todo o dia trabalhando na rua. Mesmo cansado, sabia que não podia parar. A noite procurava algum cantinho para se encostar, naquela dia ele achou apenas um lugar embaixo de uma árvore, onde já tinha muita gente, mas ele encaixou seu papelão no meio de todas aquelas pessoas que, muitas vezes, não são vistas como um ser humano. E todas tentavam descansar. Na rua, no frio, sem um ambiente para sonhar.

Naquele dia passava uma outra criança, quase da mesma idade do menino, que curiosa questionava a mãe:

- Mãe, olha aquele menino ali, como ele consegue dormir nesse chão duro e frio?
- Foi o lugar que ele encontrou, ele não tem uma casa, filho.
- E quando chove, para onde ele vai?
 - Ah, não sei... Mas anda logo, que eu ainda vou te comprar o sorvete. Lembra?
A lembrança não pede mais explicações da realidade. Quem conhece a realidade prefere deixá-la passar.

Uns tomam sorvete. Outros dormem na rua.

3 comentários:

  1. É tocante o que disseste. Mais que tocante. Põe-nos a decisão de olhar melhor, de ver melhor, de agir, mesmo que de alguma mínima forma. Porque não tem que ser que uns tomem sorvete e outros durmam na rua. Não tem que ser assim. Foi muito belo. Guardarei comigo! Beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lucas, acho que estamos aqui para ficar mais atentos, nos preocupar com o outro e com o rumo das coisas. Não tem que ser assim mesmo.

      Obrigada por aparecer sempre por aqui! Beijos

      Excluir
  2. Muito lindo e ao mesmo tempo trágico, real, enquanto muitos fingem viver num mundo de fantasias, fingindo ser realidade, outro estão aí vivendo na realidade, no mundo de desespero, de frustrações, de enganos, de ódio e destruição, desfalecendo os seus sonhos e suas vidas, cada dia um pouquinho mais. Ainda bem que há pessoas que têm sensibilidade para o que estar acontecendo ao seu redor e não deixam situações assim passarem despercebidas e, tira as vendas daqueles que não enxergam e impedem aqueles que enxergam de dizerem que não virão e não sabem de nada. Parabéns, Deus continue te abençoando e te dando a visão e entendimento que muitos precisam, mas não querem enxergar.

    ResponderExcluir