segunda-feira, 7 de julho de 2014

#100diasfelizes



Eu sempre me atrapalhava com projetos numerados. Parava no meio do caminho, esquecia, fazia de conta que nem tinha começado. Sempre me convencia que estava ocupada demais. Até um dia que virando as coisas na internet achei a hashtag #100happydays e fiquei curiosa. Quando abri o site sobre o projeto tinha um desafio "Você conseguiria ficar feliz durante 100 dias seguidos? Você não tem tempo para isso, não é?". Desafios e perguntas que respondem perguntando sempre mexem uma coisinha comigo. No mesmo dia comecei os #100diasfelizes, que me inspirou de uma forma única. Eu não conseguia parar de ver que meus dias, por mais desgastantes, corridos e (porque não?) com momentos de tristezas, eu tinha sim algo para olhar e dizer: Isso aqui me deixou feliz!

Para muita gente pode ter sido algo que não fez sentido... Porque é importante postar uma foto todo dia? Ela está limitando os dias felizes? Porque só 100 dias? Ela ainda está nisso? Ah, é legal, mas dá trabalho não é? Essa contagem regressiva é para quê? Está em que dia hoje? Oi, 100 dias felizes! Tinha questionamentos e brincadeiras de todos os tipos. Achava engraçado, ria, falava sobre e achava bom compartilhar meus dias. Eu só queria ser feliz e concluir algo que comecei, algo que me instigou a ser mais feliz, a valorizar mais os pequenos momentos, a buscar ser melhor e fazer os dias dos outros melhores. Sim, quem é feliz quer ser cada vez mais. Pode acreditar! Dei mais "bom dia", admirei mais as paisagens, agradeci mais, procurei novos projetos para participar, quis ficar mais tempo com as pessoas, encontrei mais tempo, me inspirei mais.

E não, meus momentos felizes não se limitaram àquelas fotos. Ali, apenas um registro, um segundo que parei para fotografar. Meus momentos felizes foram mais além. Os encontros, as paisagens, as pessoas, os sorrisos, os agradecimentos, TUDO, fizeram valer a pena o registro. Sorrir, sorrir e sorrir ainda continua sendo uma boa forma de expor esse sentimento de felicidade. Sorrir compartilhado, sozinho, com alguém desconhecido, com quem se ama, de todos os jeitos.

Queria ter registrado muito mais coisas. E sabe uma o que aprendi durante os #100diasfelizes? Não registre tudo, tem aqueles momentos que para ser feliz você precisa viver e não parar. Que a foto com os amigos venha naturalmente depois de muitas risadas, muitas conversas, muitos abraços, nunca pare a melhor parte para tirar uma foto. Que a foto da comida que você gosta venha em um clique, e não fique fazendo vários até achar o melhor ângulo e você não possa aproveitar. Que a foto com seu amor seja uma, duas ou três. Mas que vocês não passem mais tempos preocupados em registrar e esqueçam de viver. Que ao sair para jantar conversem até se cansar, depois, se quiser, registre. Nas viagens não adianta você querer registrar tudo que olhar e parar para admirar só por um minuto, achando que poderá recordar depois quando olhar a foto. Vai recordar o quê? O tempo que passou tirando fotos? Viva o lugar, olhe as minúcias, respire os aromas que têm ao redor, aproveite.

Enfim, viver sempre vai ser melhor. Seja feliz, faça as pessoas felizes, olhe para as particularidades do seu dia e descubra que cada um tem um momento feliz. E mesmo quando achamos que não, dê uma olhadinha melhor. Pessoas felizes não atrapalham a vida de ninguém. E que além de querer ser felizes, querem ver o outro ser também! Então, que sejamos!

E quem quiser saber como começar:
http://www.100happydays.com/pt/
Os meus 100 dias felizes no Instagram: @tuanydutra

2 comentários:

  1. Eu adoro tirar fotos e sempre procuro registrar tudo que posso.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Que bela experiência e que magnífica postagem. Motivadora, sugestiva, inspiradora, reflexiva. Ser feliz não ocupa lugar de nenhuma de outras prioridades da vida. Ser feliz, como amar, corre numa lista paralela. Assim, você pode fazer o que quiser no seu dia e ao mesmo tempo ser feliz e amar. Pode ser que a prioridade de agora seja pagar um carnê. Mas você pode ser feliz durante todo o processo. Cem dias. Trezentos e sessenta e cinco dias. Mil dias. Tens toda razão. Enquanto és feliz, vais tornando outros felizes também. E isto é extremamente belo. Eu tiro fotos de tudo e de todos. Abraçossssss

    ResponderExcluir