terça-feira, 27 de julho de 2010



Todo mundo fala de amor. As pessoas amam plantas, cachorros, vizinhos, sorvete, objetos, pessoas. O que era pra ser amor se tornou uma palavra. O que era pra ser um sentimento se tornou uma coisa. Uma simples coisa. Como podem fazer isso com o amor? Me explica. Olha pra mim e me explica. Mas me olha mesmo, não com aquelas palavras soltas, eu gosto de olho no olho.

Estou desconfiada. Entro na loja e a vendedora que acabou de me conhecer vem me atender sorrindo "oi, amada". Não quero que uma pessoa que acabou de me conhecer me olhe e diga "amada, essa calça ficou linda em você". Desculpe, é que tenho profundo respeito pelas palavras. Elas pra mim são algo sagrado. Nunca na minha vida disse "eu te amo" sem sentir. Quem eu amo, amo. Ponto. Pra quem a gente não ama existe tantas outras coisas que podemos falar, "gosto tanto de você", "gosto de você", "você é especial para mim".

É logico que a gente se engana, alguns sentimentos atravessam na nossa frente e achamos que é amor. Mas na hora do sentimento ser posto a prova é que percebemos que não era nada daquilo. Muitas emoções podem ser lindas - e são - sem chegar nem no dedinho do pé do amor. Tudo bem, sentir é tão bom, mas o amor vai além. Você entende? Só quem sente entende. Eu te amo não é, com lincença, por favor, obrigado. Não é palavra mágica. Tem que vir do coração.

Amor pra mim é aquela vontade de ficar com o outro até o mundo acabar. Tem um quê de desespero, pois a gente tem medo da perda. Tem um quê de descontrole, pois ninguém tem controle de um sentimento tão puro como esse. Tem um quê de coragem, porque a gente passa por cima de muita coisa. Tem um quê de paciência. Tem um quê de cumplicidade. Tem um quê de segredo. Tem uma pitada de muitas coisas. Amar é abrir os braços e ir - sem saber o que existe mais adiante.

Tem muito casal que se conheceu hoje e amanhã já estão se amando. Tem muito amigo que se conheceu ontem e hoje já está distribuindo eu te amo's pra todo lado, a todo instante. Pra amar, tem que conhecer. Pra amar, tem que perceber. Pra amar, tem que doer um pouco. Porque dói, é uma descoberta, é uma mudança, é um se ver no outro, é um ver o outro exatemente como ele é - e ainda assim amar. Tem gente que ama torta de chocolate. Outra vez o amor na boca. Espera. Guarda o amor pra outra ocasião. Guarda o amor pra quando for sentimento. Guarda o amor pra quando for de verdade. O mundo hoje tá assim: todo mundo diz que ama alguma coisa sem ao menos saber o que significa a palavra AMOR.     

Um comentário: