domingo, 27 de março de 2011

 
Uma das grandes sensações que alguém pode experimentar nesta vida é a de paz. Paz consigo mesmo, com o mundo e com as pessoas que fazem parte da sua vida. Paz é a sensação  de que (como alguém já disse antes) a direção é mais importante que a velocidade - e uma ligeira desconfiança de que a direção está certa. Paz é quando o mundo não precisa parar para você descer, pois você pode descer a qualquer momento e tem total controle da situação. Paz é colocar a sua cabeça no travesseiro à noite e dormir com a certeza de que você não enganou ninguém, não mentiu para conseguir vantagem ou usou de alguma forma ilícita para conquistar alguma coisa. Você tem a nítida sensação de paz quando você não busca a felicidade em cada coisa que faz ou em cada lugar que vai.

Paz é quando você está na hora certa e no lugar certo simplesmente porque você acha que aquela hora e aquele lugar são certos para você estar. Paz é querer aquela pessoa que também ter quer e, se um dia uma das partes não quiser mais, tudo bem. Você também vai estar em paz pois não precisa da outra pessoa para viver. Paz é estar feliz com a sua própria companhia assistindo filme sexta à noite. Paz é uma sensação interna de que a sua busca não acabou, mas que ela não acaba quando você encontra. Paz é não ter saudade do passado. Ou ter, mas viver em harmonia com ele. É não esperar pelo futuro como se ele existisse porque, na verdade, o futuro acaba no exato momento que começa. Paz é a sensação de que tudo vai dar certo e, se não der, você terá outra chance de se refazer.

Paz é ter sensação de dever cumprido. De uma obra entregue no prazo. De fiz meu melhor. Paz é o final de um espetáculo de teatro depois que as cortinas se fecham. Paz é ter um par de olhinhos te olhando com admiração e respeito. Paz é um sensação para poucos, mas aqueles que a experimentam não trocam por nenhuma outra sensação do mundo que possa se acabar num piscar de olhos. Se eu pudesse dar uma fórmula mágica de paz em um texto, eu daria. Mas por enquanto só posso descrever um pouco do que penso sobre algumas certezas que tenho. A sensação de paz é um sentimento tão nobre quanto o amor, só que mais apurado. A paz é sublime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário