sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Retalhos guardados


Um cantinho que guarda um pouco daquilo que vivo, do que gostaria de viver ou do que só pensei. Hoje, revirando arquivos do blog, descobri 102 rascunhos que fui fazendo ao longo desses anos. Frases incompletas, pedaços e trechos aleatórios. Palavras que posso ter desistido ou esquecido, e ficaram guardadas aqui. Então, selecionei alguns deles, e deixei aqui embaixo. Tem coisas que não lembro de jeito nenhum o contexto, e ao mesmo tempo é uma surpresa boa vê-los ali. Em cada parágrafo, um rascunho diferente, de anos atrás:

*Percebi que quanto mais tempo eu tenho para resolver alguma coisa, mais eu adio.

* Ligamos no automático o bom dia, boa tarde, por favor, com licença, obrigada. E assim a vida segue. De vez em quando costumamos ser melancólicos. Revemos álbuns, anotações antigas e remexemos muitas coisas do passado. Ai passamos a ver do que sentimos saudades, do que falamos que faríamos e nunca foi colocado em prática.

* Ninguém pode depender do que "recebe" para ser feliz.

* É triste ver amizades que se desfazem sem motivos, sem um porque, simplesmente se desfaz, sem ambas as partes concordarem, sem a outra parte ser avisada.

* E eu penso: por que questiono tanto? Não seria mais fácil ficar quieta e nadar de acordo com as ondas? Pode ser. Pode ser, mas não consigo prender a respiração por muito tempo.

* O tempo passa tão rápido, que em um piscar de olhos já passamos mais um mês de sorrisos.

* Parece que te analisam a cada palavra, a cada vírgula, a cada ponto. Só para ser o primeiro a dizer: olha-você-errou. É gente, eu também erro. Eu me atraso, eu esqueço, eu não aviso.

* Tem aqueles dias que a gente acorda com o corpo todo dolorido e cansado, por ter dormido de mau jeito... Acredito que com a alma acontece a mesma coisa, pois hoje minha alma está dolorida e cansada demais. Acho que algo adormeceu de mau jeito aqui...

* Lendo o livro de Caio, me deparo com "Depois abro Adélia Prado e leio: 'a vida é tão bonita/ basta um beijo/ e a delicada engrenagem movimenta-se/ uma necessidade cósmica nos protege'. Depois durmo, certo de que ainda há muitas coisas para serem lidas, para serem escritas, para serem lembradas. Até para serem vividas, quem sabe?". Eu, Adélia e Caio. Cheios de cumplicidade hoje.

* "Quando digo que cansei das pessoas, é um cansaço "passional", meio "fictício". Na verdade não cansei delas, propriamente ditas, cansei dessa mania de palpitar e confundir opinião com meter-se na vida alheia."

* Eu não sei dar títulos aos meus textos. Esse é o fato. Por mais que eu tente sempre vai me parecer que não é o suficiente para fechar a ideia. Matérias jornalísticas são simples: Chame a atenção do leitor, traga o que é de mais importante na notícia. Mas não sei concluir em que parte eu quero que o leitor realmente acredite.

* Saudade de abraços demorados. De olhares sinceros. De conversas contagiantes. Saudades. Saudades. Saudades.

* Já perdi muitas histórias boas por conta de uma capa mal resolvida. Contra a minha vontade já abri um livro e me encantei com a história que lá dentro havia. Assim como, muitas vezes, capas lindas trazem histórias repetidas e mal escritas. E por mais que eu dissesse que não, eu julgava as pessoas pela capa.

* Não, minha vida social não está escritas nas linhas da internet. Vivi os melhores sentimentos nesses últimos meses, e nem os ângulos fotográficos mais belos puderam captar a essência daquele sorriso pausado que eu tanto admiro...

* "- Ah meu Deus! Que bicho bobo é gente grande! Morrem de lidar com as maravilhas e não aprendem nada."

10 comentários:

  1. Quero "ser o primeiro a dizer: olha-você-errou". Olha-tu-erraste-feio. És lindinha, mas erraste feio. Em não escrever cada uma destas preciosidades, coisas bellissimas, escritos impagáveis que fazem ou o sorriso se abrir, ou o olhar marejar, ou ambos juntos. Belos, bellissimos. Deu saudade de abraços demorados, deu risos de pessoas de que cansei, deu olhar inquietante de algum mau jeito com que dormi... Deu de tudo. Tu nos deste de tudo. Não és culpada de eu querer-te menos porque tu és querida ao máximo por todos no pouco que escreves. És culpada de algo, ao nos esconderes isto. Não sei de quê, mas és. Estás absolvida desta vez. Que isso não se repita. Beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa, Lucas... Achei que não seria absolvida desta vez, rs. Não se repetirá! ;) Obrigada pelo incentivo.. E por todo o carinho através dos escritos!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Retalhos incríveis... Com ou sem título! :D
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que seus comentários me deixam muito feliz, sempre!
      Beijo!!

      Excluir
  3. Não esconda tanto sentimento assim! Temos o direito de ver palavras bonitas.... Escreva sempre, sempre! :)

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de meditar no que vc escreve, Tuany ve é linda.Titia Ó, era assim que vc falava quando pequena.
    Rosa.

    ResponderExcluir